quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

San Ignacio - Missiones - Argentina

San Ignacio - Missiones - Argentina


A missão de San Ignácio Miní foi fundada em 1632 pelos Jesuítas nas Américas durante o período de colonização espanhola. Redescoberta em 1897, San Ignacio Miní ganhou alguma fama após o poeta Leopoldo Lugones fazer uma expedição à área em 1903, mas o trabalho de restauração só se iniciou nos anos 40. San Ignacio Mini foi construída naquele que se pode chamar o "barroco Guaraní" e pode ser considerado o mais espectacular exemplo das 30 missões construídas pelos jesuítas num território que actualmente compreende a Argentina, Brasil e Paraguai.
O complexo das ruínas abriga o Museu jesuítico de San Ignacio Miní. Desde 1984 que San Ignacio Miní é um Património Mundial da UNESCO.


Missões Jesuítas Guarani
Fonte: Wikipedia
Missões Jesuítas Guarani, reduções jesuíticas também cidades missão Guarani foi fundada pela Companhia de Jesus entre os povos Guarani e afins, que foram concebidas para evangelizar os nativos da atual província da Argentina, Misiones, Corrientes e territórios norte importante atualmente no Paraguai e sul do Brasil.
História
Reduções em guaycurúes, Guarani e povos relacionados nas regiões de Guayrá, Itatin, Tape (três no Brasil atual), Uruguai (Brasil, Argentina e Uruguai de hoje), Paraná (Argentina, Paraguai e Brasil atual) e áreas guaycurúes no Chaco (Argentina e Paraguai, hoje), foram estabelecidos no século XVII, em territórios pertencentes ao império espanhol no Governatorato do Río de la Plata e Paraguai, ea sua herança províncias de sua divisão em 1617: Governo do Paraguai e de Governo do Rio de la Plata. Eclesiasticamente faziam parte dos Bispos Católicos de Buenos Aires e Assunção, e formaram a Província Jesuíta do Paraguai.
Quando os jesuítas foram expulsos pelo rei Carlos III através da Pragmática Sanção de 27 fevereiro de 1767, os franciscanos, dominicanos e Misericórdia tomou conta dos povos missionários, tornando-se o governador das missões guaranis.
Nas reduções, até ao ano 1744, a Sociedade realizou um censo de seus descontos, deixando um total de 84.000 índios.



Organização Política

política Guarani foi devido a sua própria lógica, o que incentivou a unificação do teku ou aldeias (de até 300.000 habitantes) em alianças voláteis perseguir o objetivo maior não somente o controle dos recursos do ecossistema florestal, mas também a busca por terra No Evil Tanto a figura do Karaí profetas ou pan-Guarani (não atribuída a um teku particular, mas a "nação" em geral) como a busca da terra sem mal, foram dois aspectos da cultura guarani Jesuítas aproveitou. Eles foram também como Karaí (com o qual competiu durante os primeiros anos) que tinham um novo: o "Road to Paradise" foi consistente com o Aguyé ou forma perfeita para atingir Guarani Terra Sem Mal e de uma forma era conseguir a unificação sob a proteção das leis da coroa dos jesuítas foram fiadores. O Guarani também foram capazes de explorar esse fato contra a crescente expansão da fachada em estilo colonial Espanhol-Português.
Assim, os líderes políticos concordam levantar muitos dos símbolos teku proteção divina e jurídicas (igrejas) e, finalmente, para aliar-se com a Companhia de Jesus representado. Outros líderes, por outro lado manteve-se em guerra e continuou o ciclo de confrontação com os seus próprios compatriotas, lembre-se que para um guarani, não há nada melhor do que (para comer) Guarani outros. Porque só os Guarani são capazes de acumular energia para alcançar a terra sem mal.
Se por um momento, abandonar o conceito de política Guarani, e focalizar como os europeus visualizava a organização de missões, vamos ver como os cortes sistema político estritamente subordinados ao monarca espanhol, que exerceu a sua autoridade América por meio da Real Audiência de Lima e Buenos Aires. Assim, os jesuítas constantemente recorriam ao rei, pedindo autorização ou ordem do número, favores e até mesmo privilégios. Em alguns casos, os pedidos foram indo às audiências e os governadores.
Como o governo local, cada município operado uma redução precedida pelo magistrado, que também foi principal autoridade da cidade, conhecido entre os parokaitara guarani, "quem tem o que fazer." Sua eleição foi confirmada pelo governador e, geralmente, escolhido como um dos chefes da aldeia e utilizada para a perpetuidade.
Outros funcionários foram os prefeitos de cédula de votação, primeiro e segundo (também chamado ivírayucu ", o primeiro entre a equipe principal"). Eles assistiram a moral, e punidos os vagabundos preguiçosos e assistir aqueles que não cumprirem as suas obrigações. Essa autoridade é exercida dentro da aldeia, junto com quatro prefeitos distrito fora que ele tinha entre seis e oito comissários para o quartel. Um fornecedor que estava assistindo as mulheres, quatro guardas e inspetores de quatro meninas crianças.
Além do prefeito e os prefeitos, o conselho foi composto por um delegado, um policial, quatro vereadores, um xerife, um portador real standard, um escrivão e um mordomo, que dependia dos auditores, procuradores e mercearias. Os membros do conselho foram eleitos a cada 01 de janeiro para aqueles que deixaram o cargo em assembléia geral e fez análise dos sacerdotes e em seguida a confirmação do governador [1].
Os governantes eram responsáveis pela inspeção da higiene e limpeza em locais públicos e privados, controlando também a multidão de filhos para a escola ea catequese.
O delegado foi o responsável pela execução das ordens do conselho e da justiça. 


Organização Religiosa

O actual sistema de patrocínio real era exercido pelo Governador, em nome do rei, que tinha o poder de trazer benefícios e nomear sacerdotes do clero. O mecanismo para a nomeação do bispo afirmou que deve apresentar uma lista de três nomes a partir do qual o governador escolheu.
Os sacerdotes eram o governo da redução a ser mordomos verdade do povo, com poderes de intervenção directa nas actividades, não só espiritual mas também temporal, econômica, cultural, social e militar.
Em estritamente espiritual, os Missionários estavam especialmente preocupados o ensino do catecismo. Os jovens que tinham passado a escola e foram trabalhar em qualquer atividade, à noite, ouvindo o som do sino deve ir à igreja. O evento religioso mais importante foi a Missa, os fiéis visitaram acompanhados por uma família inteira, em especial sobre os preceitos.
As igrejas eram o coração do povo. Construções foram impressionantes em toda a praça. Todas as ruas da cidade terminou na mesma.
A Província Jesuíta do Paraguai teve um padre residente Provincial na cidade de Córdoba, nomeado pela Assembleia Geral da Companhia de Jesus, com sede em Roma. Superior Geral ou da ordem, os padres jesuítas devia obediência total, depois de o papa. O provincial elaborado anualmente Anuas Cartas da Província ", que se refere a Roma para os principais eventos ocorridos naquele ano. O Provincial tinha sob a sua directa ao solicitadores de Buenos Aires, Santa Fé e Assunção, bem como uma secretária e consultores. Cada grupo tinha um pai missões subordinado ao superior provincial, as missões do Paraná e Uruguai, cada um foram superiores aos do início do século XVIII (a missão Guayrá superior desapareceu quando em movimento) desde os trinta reduções foram de menores de um residente sênior da Nossa Senhora da Candelária, que institui um pai Vice-Superior para a redução do Paraná e outro para as do Uruguai, também regularam a sua própria redução, contando cada um com uma regular e consultor especial e um admonitor.
Em cada redução havia dois padres (na mais populosa eram três), um responsável do espiritual e religioso (o padre da aldeia) e outro (o parceiro), quem estava no comando das coisas temporais, como trabalho e educação. 


 Organização Económica

Porque os costumes ancestrais Guarani cresceu vários vegetais, como batata-doce e mandioca, além de serem caçadores, pescadores. No entanto, os jesuítas implementado um sistema económico agrícola foi rapidamente assimilada pelos nativos. A redução foi alcançada cada forma uma unidade económica autónoma. As medidas de acompanhamento favoreceu o tráfego pesado entre as reduções de promover a integração económica, social e política na sede da Candelária.
A posse foi misturado, aceitando a propriedade particular ea propriedade coletiva. avamba'e propriedade privada ou individual, permitindo que cada chefe de família de um campo na medida do necessário para se espalhar ao redor da planta que é indispensável para o sustento familiar anual. A propriedade comum ou propriedade de Deus (Tupambaé, Tupã, "deus" e mbaé, "dono") foi usada para o cultivo de trigo, algodão e leguminosas. Normalmente, há duas áreas em que eles trabalhavam comunitariamente.


Organização Educacional

Os reis da Espanha, como parte do processo de evangelização, ordenou que "as escolas têm o ensino ea alfabetização em todas as partes da Índia." Este decreto real, que foi paga na América geralmente apenas um cumprimento nominal foi imposta pelos missionários jesuítas, dedicando a atenção necessária, que permitiu que as fundações da escola e centros de formação a vários níveis.
Reduções em todas as escolas primárias funcionavam, onde os homens de seis a doze anos aprendendo a ler, escrever e fazer contas básicas. As meninas da mesma idade tinham escolas separadas, onde aprendeu a ler, escrever, fiar e cozinhar.
Castelhano foi ensinado a alcançar a unidade linguística em todas as posições espanholas. Jesuítas Guarani falar corretamente, usando a linguagem como o melhor meio para os nativos. Os filhos dos chefes foi mesmo para aprender um pouco de latim.
Redução jesuítica de São Miguel Arcanjo, no Brasil.
livros foram publicados no Guarani em gramática, catecismo, manuais de oração e até mesmo um dicionário. A música eo canto com destaque no processo de aprendizagem. Cada vilarejo tinha uma música de coro e orquestra. Da mesma escola promoveu a participação de crianças e jovens, enquanto os adultos foram realizadas, na maioria dos casos, a partir da igreja.
O Guarani, também dedicou seu tempo e energia para dançar. Os dançarinos ensaiam a partir de 6 anos, incluindo melodramas, incluindo domingos e feriados. Na festa apenas entretenimento o principal composto de performances, música, canto e dança.
Estas reduções tiveram a primeira impressão fundada por pais de Juan Bautista Neuman e Serrano José, que juntos uma imprensa derreteu os tipos necessários e publicou os primeiros livros. As impressões foram feitas em Loreto, San Javier e Santa Maria Maggiore.
O primeiro livro foi o Martirológio Romano em 1700, depois do pai Flos Rivadeneira edição Sactorum de Guarani, ea diferença entre o temporal eo eterno Pai Juan Eusebio Nieremberg. Foi muito rica e variada produção literária, ainda manteve a maioria.




Patrimonio

Algumas das Missões Jesuítas Guarani foram declarados Património Mundial da Humanidade. As ruínas de São Miguel das Missões no Brasil e as ruínas de San Ignácio Mini, Santa Ana, Nuestra Señora de Loreto e Santa María la Mayor, na Argentina, a Missão Jesuíta de Jesus Tavarangue e Missão Jesuíta da Santíssima Trindade do Paraná no Paraguai estão no coração de uma floresta tropical. Eles são, segundo a UNESCO, algumas impressionantes restos de cinco missões jesuítas, construída no território do Guarani nos séculos XVII e XVIII. Cada uma é caracterizada por um plano específico e uma condição diferente. Inicialmente, foram selecionados um em 1983, ampliado em 1984. 


Em 1610 os padres José Cataldino e Simon Masceta fundada na região de Guaíra (Brasil) redução de San Ignacio Mini, juntoa outros que sofreram assédio constante ou mamelucos Bandeirantes (caçadores de escravos Português). Apenas San Ignacio e Nuestra Señora de Loreto foi salvo dos ataques e em 1632 emigrou para resolver sobre as margens do Arroyo Yabebirí,  Misiones.
Em 1696 ele se estabeleceu no local onde seus vestígios permanecem até hoje. Como o que aconteceu com as reduções, a destruição sofrida pela paraguaios em 1817.















Nenhum comentário:

Postar um comentário