sábado, 31 de julho de 2010

Toledo... Cidade "Desenvolvimento Sempre"...

Toledo é um dos principais municípios do Paraná. Localiza-se na costa oeste paranaense, próximo a Cascavel, formando com esta cidade um eixo de desenvolvimento agroindustrial que concentra diversas cooperativas e empresas do ramo, devido, principalmente, às férteis e planas terras dessa região – que a tornam uma das principais produtoras de grãos do estado.



História

Toledo está situado numa região de colonização recente. A cidade recebeu seus primeiros moradores em 1946. Já em 1951 fora decretado Município, através da Lei nº 790, sancionada pelo Governador Bento Munhoz da Rocha Neto.
A Primeira eleição ocorreu em 9 de novembro de 1952, e a instalação oficial ocorreu em 14 de dezembro de 1952, sendo eleito o 1º prefeito Sr. Ernesto Dalloglio (1952/1956).
Na década de 1960 havia apenas cinco municípios na região: Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Guaíra e Guaraniaçu.
 
 
Toledo surgiu quando a Industrial Madereira e Colonizadora Rio Paraná S/A - "MARIPÁ", começou a explorar uma área de terra adquirida dos ingleses, a Fazenda Britânia.
A atividade inicial era a extração de madeira para os mercados da Argentina e Uruguai. A Maripá organizou um plano de colonização, fundamentado em pequenas propriedades (em média de 10 alqueires paulistas).
O desenvolvimento de Toledo se deu de uma forma acelerada, inicialmente em torno da economia das comunidades agrícolas, o que emprestou à sociedade um forte espírito gregário.
Na década de 1960 para 1970, a modernização agrícola imprimiu novas relações no campo e a especialização favoreceu a monocultura e a concentração de propriedade, ocasionando o êxodo rural e a acelerada urbanização.
A suinocultura, que era atividade complementar para os pioneiros, foi desenvolvendo-se na década de 50, levando à fundação do Frigorifico Pioneiro S/A. O frigorífico teve seu controle acionário adquirido pela empresa Sadia no ano de 1964, hoje a maior indústria instalada no município, que destina sua produção para o mercado doméstico e exterior.




Ensino superior

Faculdades e universidades




Números da cidade

  • 42 mil veículos automotores (um veículo para cada 2,5 habitantes).
  • 3º lugar em índice de desenvolvimento humano (IDH) entre as 10 maiores cidades do Paraná.
  • 9º lugar em arrecadação do imposto de circulação de mercadorias e serviços (ICMS) do Paraná.
  • 10º lugar em produto interno bruto (PIB) total do Paraná.
  • 1º lugar em parque industrial do oeste do Paraná.
  • 1º lugar em PIB agropecuário do Paraná e da região sul e 11º lugar no país.
  • 1º lugar em VBP (valor bruto da agropecuária) do Paraná.
  • 3º lugar em valor adicionado da agropecuária do Brasil.
  • 1º lugar em rebanho suíno do Paraná.
  • 1º lugar em plantel de frango do Paraná.
  • 3º maior produtor de leite do Paraná, produção de 70 milhões de litros/ano.
  • 1º lugar em piscicultura comercial do Paraná.
  • Possui o maior frigorífico de suínos e aves da américa latina.

Aquário Municipal Dr. Romolo Martinelli
 

Cultura

Teatro Municipal de Toledo

Teatro Municipal

Inaugurado dia 26 de novembro de 1999, é o segundo maior teatro do Estado do Paraná. Tem área total construída de 2.974,18 m², entre palco, platéia, camarins, salas de ensaio, salas administrativas, entre outras dependências. Possui 1.022 lugares e também cadeiras para obesos e espaços para portadores de deficiências.

Museu Histórico Willy Barth

Localiza-se no centro Cultural Oscar Silva, situado à Av. Tiradentes, nº 1.165, centro da cidade.
Tem como principal finalidade retratar a história da colonização da cidade, e também da região.

Casa da Cultura

Inaugurada oficialmente em 4 de dezembro de 1976, foi a primeira casa da cultura a ser criada em todo o Estado do Paraná. Abriga a sede da Secretaria Municipal de Cultura de Toledo.

Bibliotecas

A Biblioteca Municipal foi criada em 12 de dezembro de 1960, e registrada no Instituto Nacional do Livro. Tem sua sede no centro Cultural Oscar Silva no centro da cidade.
O município conta atualmente com três bibliotecas públicas.
 
 
Cidade Pólo na Indústria
 
 

Turismo - Esporte - Lazer - Cultura

O Município de Toledo prepara-se para a "Indústria do Terceiro Milênio", com várias opções de Turismo e Lazer na gastronomia, cultura, esporte e eventos de negócios.
Conta com o majestoso Estádio Municipal 14 de Dezembro, que possui capacidade para 20.000 espectadores. Inaugurado em 1968, é o local onde o Toledo Colônia Work manda seus jogos. Dotado de pista olímpica e centro olímpico. Há ainda inúmeros ginásios pertencentes à entidades e empresas e as canchas cobertas de escolas beneficia 11 mil crianças e adolescentes, com atividades em 35 modalidades.
Pólo Gastronômico: Toledo oferece uma variedade de pratos a base de carne suína, bovina, aves, peixes e hortifrutigranjeiros.

Principais festas

  • Festa Nacional do Porco no Rolete - Um dos grandes eventos gastronômicos do Estado, a festa é realizada há mais de 30 anos, e nasceu de uma simples aposta entre amigos, que resolveram promover um pequeno campeonato no qual seria vencedor aquele que apresentasse a mais saborosa receita de porco assado inteiro.
Hoje é reconhecida nacional e internacionalmente, tendo sido incluída no samba-enredo da Escola de Samba Unidos da Ponte no carnaval carioca de 1995, o que se constituiu em um reconhecimento da sua importância no cenário cultural e turístico.
  • Concórdia Fest - É um evento gastronômico, realizado no Distrito de Concórdia do Oeste.
  • Festa do Leitão na Estufa - realizada no Distrito de Vila Nova, que tem na suinocultura uma de suas principais fontes de economia. A festa dá mais uma mostra da grande variedade de pratos que podem ser preparados à base de carne suína.
  • Festa do Frango - realizada no Distrito de Dez de Maio é precursora de uma verdadeira mania toledana, a de realizar grandes festas populares em cada um dos seus distritos.
Fundamentada na grande produção avícola do Distrito, a diretoria do SOCEDEMA (Sociedade Cultural e Esportiva de Dez de Maio), resolveu criar um evento capaz de proporcionar, além de entretenimento para a comunidade, mais uma forma de arrecadar recursos para melhorar a infra-estrutura e impulsionar as atividades do clube.
A festa oferece também aos visitantes um especialíssimo café colonial, além de uma exposição comercial e industrial.
  • Bruderfest - é uma festa típica alemã realizada na localidade de Dois Irmãos, cultiva as tradições alemãs e tem como atrações a gastronomia, música e chope, com público de mais de 4.000 mil pessoas anualmente.
  • Ipirangafest - é uma festa popular da localidade de Vila Ipiranga, realizada para incentivar as atividades produtivas da comunidade, especialmente a avicultura e a suinocultura, com público estimado em mais de 3.000 mil pessoas.
  • Michel´sFest - realizada no Distrito de São Miguel, por ocasião da passagem de seu padroeiro, a comunidade apresenta sua
  • Festa da Ovelha e Costelão a Fogo de Chão - realizada no distrito de São Luiz do Oeste, data em que a comunidade comemora o dia do Colono e do Motorista, onde acontece a bênção dos carros, e o público presente degusta os pratos oferecidos, regados a chope e muita animação.
  • Festa do Milho - realizada na localidade de Bom Princípio anualmente o evento reúne, cerca de 3.000 mil pessoas, que têm, também, a oportunidade de participar de atividades culturais e folclóricas. A festa do milho é realizada devido Toledo ser um dos maiores produtores de grãos do Brasil.
  • Festa do Leitão à Sarandi - iniciada no ano de 1996, reuniu em torno de 7.000 mil pessoas. O leitão é preparado inteiro, grelhado e temperado de modo a proporcionar um sabor muito peculiar.
  • Festa do Leitão à Paraguaia - realizada na comunidade de São Salvador, vem crescendo a cada ano, tornando-se mais uma festa com grande aceitação pela população do município. O leitão é assado sem tempero, que somente minutos antes de ser servido é injetado.
  • Festa do Leitão à Italiana - É, todos os anos, realizada na Paróquia Menino Deus, no Jardim Porto Alegre, idealizado por Nilton Gregorio e Martinho Welter, no ano de 2006, que é o leitão assado e recheado com Polenta e Bacon, conta com cerca de 1500 pessoas, geralmente realizada em Outubro.
 
Centro de eventos Ismael Sperafico
festa, oferecendo como prato principal o costelão assado na estufa.

Cidade Pólo na Cultura





Cidade Pólo na Educação
 

Um comentário: