sábado, 31 de julho de 2010

Destaques... Confira...

Algumas fotos...

Cascavel - Capital do Oeste...


Cascavel é um município brasileiro do estado do Paraná. Com uma área de 2.100,105 km², tem uma população estimada em 296.254 habitantes (2009),[3] a maioria residente na área urbana.
Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.
A distância rodoviária até a capital do estado é de 492 quilômetros.


Centro de Cascavel

Shopping JL

História

Ciclo da erva mate

Os índios caingangues habitavam a região oeste do Paraná, que teve a ocupação iniciada pelos espanhóis em 1557, quando fundaram a Ciudad del Guairá, próxima da atual Guaíra.
Uma nova ocupação se deu a partir de 1730 com o tropeirismo, mas o povoamento da área atual do município iniciou-se no final da década de 1910 por colonos caboclos e descendentes de imigrantes eslavos, no auge do ciclo da erva-mate.
A vila começou a se formar em 28 de março de 1928, quando José Silvério de Oliveira, o Nhô Jeca, arrendou as terras do colono Antônio José Elias nas quais se encontrava a Encruzilhada dos Gomes, localizada no entroncamento de várias trilhas abertas por ervateiros, tropeiros e militares, onde montou seu armazém. Seu espírito empreendedor foi fundamental para a chegada de novas pessoas, que traziam ideias e investimentos.
A partir das décadas de 30 e 40, milhares de colonos sulistas, a maioria descendentes de poloneses, alemães, italianos, ucranianos e caboclos vindos de regiões cafeeiras começaram a exploração de madeira, agricultura e criação de suínos neste povoamento, que tornou-se distrito em 1938.

Ciclo da madeira

Na década de 1930, com o ciclo da erva-mate extinto, iniciou-se o ciclo da madeira, o que atraiu grande número de famílias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em especial colonos poloneses, alemães e italianos, que juntos formaram a base populacional da cidade.
Na medida em que as áreas de mata nativa foram esgotadas, o extrativismo cedeu lugar ao setor agropecuário, que embasa a economia do município até os dias atuais.
Deve-se levar em conta que a cidade de Cascavel já estava localizada em mapas militares desde 1924, sendo que a vila foi oficializada pela prefeitura de Foz do Iguaçu em 1936, já com a denominação de Cascavel. Mas o prelado daquela cidade, monsenhor Guilherme Maria Thiletzek, rebatizou-a como Aparecida dos Portos, nome que não vingou entre a população.
Em 1938, já com a denominação definitiva de Cascavel, tornou-se distrito administrativo. A emancipação finalmente ocorreu em 1952.
Hoje é conhecida como a Capital do Oeste Paranaense, por ser o polo econômico da região e um dos maiores do Paraná.

Emancipação

O município de Cascavel foi emancipado juntamente com a sua vizinha Toledo no dia 14 de dezembro de 1952, mas por décadas o aniversário foi comemorado dia 14 de novembro devido a uma confusão entre a proposta do governador do estado da época e a efetiva assinatura da lei.

Industrialização

Encerrado o ciclo da madeira com o esgotamento das reservas naturais no final da década de 1970, deu-se o início da industrialização da cidade, concomitantemente com o aumento da atividade agropecuária.
A atividade industrial está fortemente ligada ao agronegócio, porém outros ramos estão ganhando força, como o setor de confecções e metalurgia.

Comércio e prestação de serviços

A localização deu à cidade uma vocação para o comércio e prestação de serviços, com destaque para o setores atacadistas, saúde e ensino superior.

Toponímia

O termo "cascavel" origina-se de uma variação do latim clássico “caccabus”, cujo significado é "borbulhar d'água fervendo". Segundo a lenda, o nome surgiu de um grupo de colonos que, pernoitando nos arredores de um rio descobriram um grande ninho de cobras cascavéis, denominando-o Cascavel.




Geografia

Praça do Migrante.
Situa-se no Terceiro Planalto do estado, na região Oeste Paranaense, com uma altitude variando em torno dos 785 metros e uma área de 2.091 km². O clima é subtropical mesotérmico superúmido com temperatura média anual em torno de 19°C. A temperatura máxima média em janeiro é de 28,6°C, e em julho a miníma média é de 11,2°C, com ocorrência de geadas. Há registro de ocorrência de neve em 1975, 1979 e em 2000. De acordo com a classificação climática de Köppen-Geiger, Cascavel situa-se na região climática Cfb, apresentando o clima temperado propriamente dito; Nesta categoria (Cfb) a temperatura média no mês mais frio deve ficar abaixo de 19°C (mesotérmico), e os verões devem ser frescos, a temperatura média no mês mais quente deve situar-se abaixo de 26°C e sem estação seca definida. No caso específico de Cascavel a média anual de temperatura fica em torno de 19°C, como já foi dito, no mês mais quente (janeiro) ficam em torno dos 25°C e no mês mais frio (julho) em torno de 13°C. A região de Cascavel consiste em uma exceção no terceiro planalto, pois a maior parte dos municípios da região oeste possuem clima Cfa. Isto ocorre devido à altitude consideravelmente elevada da cidade, aproximando-se da altitude de cidades do primeiro e segundo planalto. Por exemplo: a altitude de Foz do iguaçu é de pouco menos de 200 metros, a de Curitiba fica em torno dos 950 metros, e Cascavel com cerca de 800. O dia mais frio corresponde a 17 de julho de 1975 quando a temperatura máxima foi de 3,4 °C. A temperatura mínima registrada foi de -4,2 °C (18 de julho de 1975). Já a temperatura máxima registrada foi de 37,6°C (12 de março de 2005)







Ensino superior

O município é considerado também polo universitário do oeste, em face do número de instituições de ensino superior:
Estima-se uma população de aproximadamente 21 mil estudantes universitários, sendo uma parcela significativa vinda de outras cidades e estados, fato que têm estimulado a construção civil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário