quinta-feira, 21 de julho de 2011

Dourados - Mato Grosso do Sul

Dourados - MS
Dourados é um município brasileiro da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Fundada em 1935, Dourados teve desenvolvimento lento até a segunda metade do século XX, por causa das deficiências de meios de transporte e vias de comunicação, principalmente com Campo Grande. A partir dos anos 1950, com a abertura de rodovias, acelerou-se seu desenvolvimento e Dourados tornou-se importante centro agropecuário e de serviços, especialmente a partir dos anos 1970. Nos anos 1990, além do crescimento da agropecuária, o desenvolvimento comercial e de serviços na zona urbana foi decisivo para que Dourados se consolidasse como pólo regional, de serviços e agropecuário para uma região com quase 1 milhão de habitantes, próxima ao Paraguai, o que lhe confere o merecido título de Portal do Mercosul.
Com aproximadamente 200 mil habitantes, é a segunda cidade do Estado de Mato Grosso do Sul em população,longe, mas muito longe de ser considerada uma metrópole, porém sendo servida por linhas regulares de transporte aéreo e rodoviário aos principais centros do país, possuindo também um notável desenvolvimento comercial e de serviços. Com o PIB de aproximadamente R$ 3 bi em 2008, segundo o IBGE, o município ficou em segundo lugarcapital. No Brasil ficou entre os 155 maiores PIBs nacionais. no estado, logo atrás da
 
SÍNTESE HISTÓRICA

 
Antes da colonização do homem branco o município de Dourados era habitado pelas tribos Terena e Kaiwa cuja presença dos descendentes é marcante até os dias atuais constituindo uma das maiores populações indígenas do Brasil.
 
 
 
Fundada em 10 de maio de 1.861, a Colônia Militar de Dourados, sob o comando de Antônio João Ribeiro, quando ocorreu a invasão paraguaia. Por este fato, a região tornou-se lendária.

 
No final do século XIX vieram para Mato Grosso, algumas famílias originárias dos Estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo em busca de novas terras no oeste do país.



 
Dado o acentuado progresso verificado na região e pelas notícias sobre a fertilidade da terra, aluíram novos colonizadores em demanda da exploração dos extensos ervais nativos impulsionado pela ação da Companhia Mate Laranjeira S/A, que deteve o monopólio da exploração dos ervais em toda a região, entre os anos de 1882 e 1924, destacou-se também o desenvolvimento da cultura pastoril e da construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, entre 1904 a 1914.


 
Entre os colonizadores, se destacava Marcelino Pires, homem resoluto, dotado de uma coragem extrema e possuidor de grande ardor pelo trabalho da lavoura e pecuária. Marcelino Pires se dedicou com maior intensidade à criação de gado, ocupando vastíssima área de terras, onde se localiza atualmente a cidade de Dourados.



 
Em 20 de dezembro de 1935, com áreas desmembradas do município de Ponta Porã, através do Decreto nº 30 do então Governador do Estado, Sr. Mário Corrêa da Costa foi criado o município de Dourados.



 
A colônia agrícola de Dourados, criada em 1943, com uma área de 50.000 hectares, reservado em 1923 para a colonização, passou a integrar Dourados pelo Decreto de elevação à categoria de município em 1935 atraindo para a região tantas levas de imigrantes brasileiros e estrangeiros, principalmente japoneses, que se dedicaram notadamente ao cultivo de café.




Sendo um importante centro agropecuário, comercial, industrial e de serviços da região, possui a segunda maior arrecadação de ICMS do estado.

Corredor bioceânico

Saída para o Atlântico
O Paraguai possui boas saídas para o Atlântico através do Brasil, uma delas a partir de Dourados em direção aos portos de Paranaguá e Santos. Em Paranaguá e Santos existem entrepostos livres, que permitem ao Paraguai exportar diretamente por estes portos sem que as mercadorias dêm entrada no Brasil. Conta também com a navegação pelo Rio Paraguai, de Assunção até o Rio da Prata.
A distância entre Dourados e Paranaguá é de 1061 km, sendo 250 em pista dupla. Entre Dourados e Santos é de 1020 km, sendo mais de dois terços do percurso em pista dupla.
Saída para o Pacífico
Sem saída para o mar, entretanto, o Paraguai deseja também uma saída para o Pacífico, visando incrementar o seu comércio com os países da América do Sul e do Oriente. Para tanto, há um corredor para o porto de Arica, no norte do Chile, que poderá também incrementar o comércio do sul de Mato Grosso do Sul com o mercado regional do Pacífico.
De Dourados pelas rodovias BR-463 e MS-386 atinge-se Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. A partir daí em direção ao Pacífico segue-se pela Ruta nº 5 pavimentada na direção de Pozo Colorado, que é atingida após 324 km, passando-se por Concepción, cidade afluente do Rio Paraguai. A partir de Pozo Colorado segue-se com direção noroeste pela Ruta 9, pavimentada até Mariscal Estigarribia, na extensão de 530 km. Depois segue-se pela Ruta 9 por mais 259 km sem pavimento até a fronteira com a Bolivia, na localidade de Sargento Rodrigues, distante 789 km de Assunção.
Em território boliviano, segue-se de Hito Villazon, localidade fronteiriça, até Boyuibe, por 128 km em superfície de terra, com direção geral leste-oeste pela rodovia 9. De Boyuibe, situada na rodovia 9, que tem direção geral norte-sul, prossegue-se em estrada pavimentada até Camiri, por 63 km, e daí até Abapó, distante 152 km em estrada quase toda com revestimento primário (ensaibrada). De Abapó a Santa Cruz, são 141 km pavimentados. A partir de Santa Cruz existem rodovias pavimentadas até o Pacífico. O melhor corredor sai de Santa Cruz com rumo norte até Guabirá, num percurso de 60 km (em Santa Cruz entronca-se com o corredor São Paulo – Corumbá – Bolívia – Pacífico e em Guabirá entronca-se com o corredor Brasília – Cuiabá – Bolívia – Pacífico). A partir daí até Cochabamba são 417 km e até Arica são mais 480 km.
Em resumo, a partir de Dourados até o Pacífico pela opção mais curta, ou seja, a que demanda o porto de Arica, são 2.554 km.





População

Crescimento da população
1940 1.821
1950 4.730
1960 16.468
1970 31.599
1980 76.838
1991 135.984
1996 153.191
2000 164.700
2001 168.197
2002 171.043
2003 173.872
2004 179 810
2005 183.096
2006 186.357
2007 181.869
2008 187.601
2009 189.762
2010 196.068
Desde da criação de Dourados, sua população tem crescido de maneira constante, possuindo quase 200 mil habitantes e cerca de 45 hab/km², sendo 31.429 habitantes morando no campo.

Indicadores

  • Energia elétrica: são 39.500 ligações de energia elétrica em 640 km de rede de distribuição urbana.
  • Educação: 95,58% das crianças estão na escola e 9,1% de analfabetos
  • Habitação: o número de imóveis em Dourados totaliza 67.767 unidades, sendo 67.671 particulares e 96 públicos, segundo dados do censo do IBGE de 2010.
  • Índice gini: 0,620 (est. 2000)
  • Mortalidade infantil: 13,20 por mil.
  • Saneamento e abastecimento hidráulico: dotada de 36.830 ligações de água (o volume de produção de água é de 2.076 m³/hora) e 9.544 ligações de esgoto.

Imigração

A partir dos anos 1950 a cidade começou a receber um grande fluxo de migrantes de várias partes do Brasil e também imigrantes. Esses forasteiros ocuparam várias regiões do município. Seu povoamento foi efetuado principalmente:
  • pela fixação de ex-combatentes;
  • pela vinda de gaúchos, fugitivos na sua maioria, das conseqüências da revolução federalista, ocorrida no Rio Grande do Sul entre 1893 e 1895. Mais tarde, nos anos 1970, mais uma leva chega a região em razão dos preços das terras serem baixos;
  • pelo desenvolvimento da cultura pastoril, principalmente por famílias mineiras;
  • pela construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, de 1904 a 1914, atraindo paulistas para região;
  • pela ação da Companhia Mate Laranjeira S/A, que deteve o monopólio da exploração dos ervais em toda a região, entre os anos de 1882 e 1924.
Celebridades douradenses

Personalidades douradenses que são conhecidas no MS, Brasil ou mundo.

















 
Fontes:

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